segunda-feira, 21 de junho de 2010

A importância do Planejamento de Marketing na Gestão de Empresas.


Saber para onde quer ir e como chegar, não é trabalho fácil. Como ter certeza de que o caminho traçado levará ao destino escolhido?
A dúvida, para muitos profissionais, pode ser um dos principais percalços para a carreira de qualquer gestor, ou para quem quer se tornar um executivo da área de gestão pública ou privada.
Toda e qualquer empresa deve estar bem relacionada com o mercado e, para que possam sobreviver nestes dias tão competitivos, é necessário ter conhecimentos mais aprofundados. O líder ou gestor deve entender a produção, o consumidor, a concorrência, o preço e a distribuição do seu produto para obter diferenciais para a marca.
Nesse momento entra o papel do Gestor, que é o de "planejar". O conhecimento profundo agora sobre o planejamento é ponto crucial no diferencial desse mercado cada vez mais competitivo e fechado. Se o gestor não tiver conhecimento prévio das estratégias de Marketing pode, inclusive, fazer com que o produto ou serviço que está lançando seja um fracasso total.
Desbravar o Marketing é também uma forma de economizar para a empresa. Com um planejamento adequado fica mais fácil dirigir esforços para uma campanha, um produto, um segmento e até mesmo estruturação de departamentos.
Apesar de ser ainda um grande ponto de relutância em adotar de um planejamento de Marketing, deve-se pensar que nada é absolutamente estático, ou seja, pode-se mudar as configurações do plano conforme influências internas e externas (SWOT).
Na visão de muitos empresários no Brasil, o planejamento sempre vem embutido a palavra “custo” o que não é verdade, ao contrário, quando se planeja, tem-se a real noção de onde se deve alterar, mudar ou reestruturar para atingir as metas.
Não se esqueça longa é a estrada para a vitória e o sucesso, mas o foco em suas ações torna a trajetória até o destino muito mais proveitosa e a chegada 100% de sucesso!



Um grande abraço e até a próxima,

Ana Stuchi

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog.

    Com certeza, você fará ainda mais sucesso!

    Um abraço.

    Manoel Carlos

    ResponderExcluir