segunda-feira, 28 de junho de 2010

Marketing Alimentar, comportamento Organizacional.

Todos nós, sem exceção - come a quantidade que come em grande parte graças ao entorno. Comemos não porque temos fome, mas envoltos por situações, amigos, família, embalagem, a lista é quase tão infinita quanto invisível.
Sim invisível, ou acha que você não está suscetível as mensagens subliminares dos apelos alimentares desenvolvidos pelas grandes marcas alimentares.
As empresas de alimentos utilizam todo tipo de artifício para que o alimento seja mais que um item de necessidade e passe para outros níveis de consumo. Hoje, a importância para se unir a um bom nome faz com que as empresas tenham mais consciência de seus atos do que há um tempo. Mas vamos nos perguntar, não seria interessante se soubéssemos que não precisamos de 1/3 do que ingerimos em uma semana? Então aí entra o Marketing Alimentar e também as grandes ações governamentais para que não haja perdas de consumo.
A melhor estratégia de marketing para um produto alimentar atualmente é ter um parecer sobre saúde. E isso as empresas alimentícias sabem muito bem. Os exemplos de relações abaixo ilustram como a agroindústria da soja se articula com á área da saúde e marketing para promover o consumo.
A Soyatech é uma empresa de publicidade, pesquisa de mercado e consultoria especializada em promover informações sobre a soja para apoiar indústrias alimentares. Ela publica o periódico anual Soya and Oilseed Bluebook com informações e pesquisas, além de boletins periódicos. Junto com a Soy Connection, um informativo on line sobre soja, nutrição e saúde, a empresa é mantida pela United Soybean Board , conselho formado por 64 diretores de produtores líderes de soja norte-americanos que agem em nome dos 680.000 produtores do país e oferecem fundos de investimento para pesquisa e promoção do consumo de soja.
O Soy Health Research Program é outro programa mantido pelo United Soybean Board que estimula a pesquisa científica através da oferta de bolsas para pesquisadores qualificados que se proponham a estudar o consumo de soja e seu impacto sobre a saúde humana. Desde 2000, U$4 milhões já foram investidos na área de pesquisa de soja.
O Programa Norte-Americano de Promoção ao Consumo e Pesquisa de Soja (USDA Soybean Promotion and Research Program) foi estabelecido pelo Soybean Promotion and Research Order e autorizado pelo Soybean Promotion, Research, and Consumer Information Act que estabeleceu um programa nacional de informação ao consumidor e promoção da pesquisa nacional sobre a soja. O objetivo do programa foi fortalecer a posição do grão, manter e expandir o mercado local e estrangeiro e todos os produtores devem obrigatoriamente bancar 0,5 a 1% do preço líquido de mercado da soja. O total desse valor gira em torno de U$80 milhões anualmente destinados para fundos de pesquisa e informação ao consumidor que fortalece e expande o consumo de produtos à base de soja.
Nos EUA as vendas de alimentos a base de soja aumentaram muito após a decisão do Food and Drugs Administration (FDA) de permitir a rotulagem de tais produtos como benéficos para prevenir alguns tipos de doenças cardiovasculares. Mas quem estimulou o FDA a tomar essa decisão? A DuPont Protein Technology International encaminhou uma petição submetida ao FDA requerendo um parecer, em termos de saúde, sobre a soja, baseado em uma revisão de estudos científicos feita por um pesquisador e financiado pela mesma instituição, a DuPont.
A importância de se realizar uma associação a marca junto ao alimento vem se tornado item de estudo de Grandes Marcas. O consumidor alimentar vem se tornando um formador de opinião fazendo com que as Organizações Públicas e Privadas tomem rumos diferentes a cada situação do mercado. Não se pode mais menosprezar a idéia de que a saúde vem em primeiro lugar, por essa razão Marcas Internacionais se desvincularam de grandes nomes como fez a Disney com o parceiro Mc Donalds. Até o fim dos anos 90 não era tão “perigoso” se unir para vender, mas hoje as empresas sabem da importância da qualidade ligada ao seu nome. Desde a cadeia de suprimentos alimentar até o consumidor são realizados monitoramento para que todos tenham respeito ao meio social e ambiental, além do respeito ao consumidor é importante que todos os forncedores e produtores saibam seu papel na reorganização do consumo e consciência alimentar.
Por essa razão preste atenção ao comprar e consumir, hoje todas as informações estão disponíveis para que nós sejamos mais conscientes e assim ajudar a criar um novo comportamento alimentar, social e ambiental.

Grande abraço e até a próxima!

Ana Stuchi

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