segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Projetos?? Porque muitos falham?





Vamos começar nosso texto hoje pela definição da palavra - projeto:

"s.m. O que se tem a intenção de fazer; desígnio; intento; plano de realizar qualquer coisa. / Primeira forma de uma medida qualquer: ainda é um projeto."

Vamos em frente, qual é a dificuldade então na aplicação de novos métodos ou até de revigoração de modelos bem sucedidos?
A questão parece simples de ser respondida, mas, na prática ela se encontra com um número enorme de "anticorpos" resistentes as mudanças.
Nos anos de atuação como Consultora, tenho me permitido estudar o comportamento das pessoas nos projetos em diversas modalidades, o resultado é que na maioria das vezes os Gestores não "apadrinham" o ou os projetos necessários à serem implantados.
Nessa linha percebe-se que a pirâmide hierárquica estratégica está de ponta cabeça. O processo é adotado pelo operacional mas não pelo estratégico e mesmo com provas reais de melhoria nas possibilidades aos poucos as implementações vão deixando de ser aplicadas.
Na primeira vez que isso ocorre a empresa responde que, algo deu errado, que aquilo não iria dar certo por isso ou aquilo, já na segunda tentativa de mudança ou implantação de um projeto novo, os colaboradores já criaram em suas reações uma negação, conclusão: Mais difícil que implantar é retroagir!!
Existe então uma fórmula mágica? Não!! Existe uma necessidade e assim uma vontade de mudar ou melhorar. E porque é tão difícil, porque MUDANÇA como o próprio nome diz, exige vontade, disciplina para reorganizar e mais que tudo paciência para que os novos hábitos sejam incorporados por todos.
Hoje na Gestão Contemporânea existem milhares de ferramentas que facilitam essa integração nos departamentos para comunicação, aprendizado e mudança.
No Blog Business Connection já falamos sobre o exercício do ENDOMARKETING, ferramenta poderosa na integração e comunicação dentro da organização.
Pense hoje, antes de iniciar qualquer mudança ou implantação nas palavras:

Necessidade: A empresa realmente precisa?
Participação: Todos irão ser beneficiados?
Resultado: O resultado pode ser alcançado?

Somente após ter a maioria do sim para as palavras acima, deve-se implantar o novo projeto ou a revigoração de qualquer processo interno.
E por fim, não devemos esquecer que nosso objetivo é e será sempre "O CLIENTE", sendo assim, os benefícios devem atingir ao final uma melhoria para que nosso mercado sinta!!!!

"Para ter um negócio de sucesso, alguém, algum dia, teve que tomar uma atitude de coragem." (Peter Drucker)

Grande Abraço e até a próxima

Ana Stuchi



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